Fale conosco+55 11 2384 1083

Os benefícios de usar Liquibase em vez de uma ferramenta de dados personalizada internamente

14/02/2022
Os benefícios de usar Liquibase em vez de uma ferramenta de dados personalizada internamente

É uma dor universal que toda equipe de software conhece muito bem: atualizar o código do banco de dados traz riscos e a tendência é levar muito mais tempo para liberar as mudanças dos bancos de dados do que as alterações do aplicativo. Os desenvolvedores de app mudaram seus processos para automação anos atrás, enquanto o processo de codificar o banco de dados foi abandonado — muitas vezes dividido em um grupo de banco de dados separado para lidar com ele ou então entregue para desenvolvedores responsáveis por criar suas próprias soluções personalizadas a fim de ajudar a gerenciar o crescente número de mudanças no código desse banco. 

Equipes que criaram a sua própria solução de gerenciamento de alterações no database, realizadas por conta própria, lentamente construíram ferramentas em torno dos bancos de dados específicos servidos em sua empresa. O motivo pelo qual tantas empresas procuram o Liquibase é que agora elas precisam resolver um dilema: dedicar ainda mais tempo de desenvolvimento para atualizar e manter seu formato de alteração de banco de dados interno a fim de trabalhar com novos bancos e ferramentas ou então achar uma solução de database independente e que tenha um suporte externo.

A maioria das empresas escolhe o Liquibase em vez de uma solução customizada e personalizada internamente. Aqui estão as principais razões pelas quais os times estão satisfeitos com essa decisão. 

Padronização

“Nós contamos com a CI/CD pipeline, na qual os desenvolvedores podem confirmar o código, mas nessa opção sempre tem algo que bloqueia o código do banco de dados. Cada equipe tinha um processo diferente para implantar as alterações no banco de dados. Não existia um padrão.”

Suporte Técnico do RH em uma grande seguradora (antes de mudar para Liquibase)

O Liquibase suporta 33 plataformas de banco de dados diferentes (e essa lista só cresce!). Ter uma ferramenta independente de banco de dados para lidar com todas as necessidades de mudanças do database da sua organização é um investimento inteligente. Independentemente de quais são os tipos de dados que você está utilizando, a mesma formatação pode ser aproveitada em todos eles. Isso é muito importante ao implementar uma ferramenta em sua organização: a padronização! Quando cada equipe usa uma ferramenta diferente e um processo de banco de dados diferente, pode atrasar significativamente o processo, à medida que todos se adaptam às diferenças. Agora, quando é possível fazer o uso de uma mesma ferramenta, independentemente de qual for o aplicativo utilizado, um membro de qualquer outro time pode entrar e entender o que é preciso ser feito.

Validação Instantânea & Autoatendimento

“Centralizar e configurar um processo automatizado no qual as equipes dos aplicativos de toda a empresa podem implantar as próprias alterações nos bancos de dados sem se preocupar com o tempo de liderança e integração e, também, sem precisar se preocupar em agrupar todas as mudanças era a meta a ser alcançada.”  

C.D. Gerente de Produto em uma grande Companhia de Seguros

Muitas ferramentas de banco de dados personalizadas internamente não capacitam os desenvolvedores na configuração dos códigos do banco de dados com segurança. Frequentemente, os times de DBA são encarregados de revisar milhares de scripts manualmente por meio de sistemas de emissão de bilhetes. Desenvolvedores precisam esperar dias para receber um feedback do seu código, retrabalhá-lo e enviá-lo de voltar por meio do sistema de ticket. 

Com o Liquibase, a equipe de DBA pode configurar a verificação de qualidade na alteração do banco de dados, o que garante que os desenvolvedores tenham o poder de escrever o código que atenda aos padrões desde o início do processo. Eles podem, também, verificar automaticamente o código antes de confirmar a ação. As análises de qualidade do Liquibase podem ser executadas como uma etapa da construção na automação. Qualquer código que falhe nas verificações de qualidade, aciona a falha na compilação e fornece, instantaneamente, um feedback aos desenvolvedores explicando o motivo da falha.

Liquibase in a CICD workflow

Integração

“O Liquibase mudou completamente a forma como olhamos e abordamos as migrações esquematizadas. Os conjuntos de alterações são rápidos, claros, e de fácil repetição em toda a nossa frota. Graças ao Liquibase e às muitas integrações de código disponíveis, criamos uma solução GitOps confiável, utilizada para aumentar a eficiência de toda a organização.”

Erin Kolp – Gerente de Engenharia de Infraestrutura

Há uma lista que só cresce de ferramentas DevOps com as quais os times precisam se adaptar a fim de entregar um software. É cansativo pensar em atualizar uma ferramenta de banco de dados personalizada toda vez que a equipe precisa se integrar com a próxima novidade. Como é uma ferramenta interna única, você provavelmente não receberá muita ajuda para conectá-la com o fornecedor. O Liquibase se integra com a maioria das ferramentas DevOps prontas para uso. Com os relacionamentos que a nossa equipe está construindo com os principais fornecedores de DevOps , essas integrações ficarão mais completas em recursos e, consequentemente, mais uteis. Desde garantir que seu time esteja apto a implementar facilmente um banco de dados na AWS, Azure e no Google Cloud até em ferramentas avançadas de orquestração para testar o gerenciamento de dados — estamos trabalhando para garantir que todas as equipes que usam Liquibase possam focar em entregar valores aos clientes, e não apenas atualizar informações internas.

Documentos & Treinamentos 

“Sempre que estou pesquisando uma nova ferramenta, a primeira coisa que procuro é se ela fornece ou não treinamento… Liquibase oferece treinamentos que podem ser iniciados imediatamente. Isso foi um dos principais motivos para que eu nem cogitasse olhar para outras ferramentas.” 

Prashanth Pais – Engenheiro-Chefe na T-Mobile

Quando a sua equipe está trabalhando continuamente em uma solução caseira, a documentação, geralmente, não é atualizada de forma constante após a compilação e implantação inicial. Para solucionar problemas ou atualizar a ferramenta, as equipes, muitas vezes, precisam descobrir onde procurar os códigos, algoritmos específicos e regras de negócios. É como tentar achar uma agulha no palheiro. 

Como o Liquibase é uma escolha popular de ferramentas há mais de 15 anos, ele tem um sólido acervo de documentos e treinamentos. A Universidade Liquibase oferece cursos gratuitos e uma certificação disponível gratuitamente. Há também à disposição dos usuários uma gama de cursos intermediários que contam com certificação paga. Cursos mais avançados estão a caminho!

Suporte

“A chave para escolher a ferramenta Liquibase é o suporte. Estávamos procurando por um parceiro. (Outras opções não funcionaram desta forma). Liquibase resolveu meus problemas imediatamente, validou nossas estratégias e, também, os nossos processos. O suporte do Liquibase é mais rápido do que qualquer outra ferramenta em nossa área.”

Camilo Piedrahita Macías - Head de DevOps & Gerenciamento de Banco de Dados

Utilizando apenas ferramentas internas, não há equipe de suporte dedicada ou SLA. Se houver um problema com a ferramenta, pode tirar o foco da empresa de coisas mais importantes. Usuários do Liquibase têm acesso a uma grande e ativa comunidade de suporte. Temos um fórum ativo, bate-papo e encontros.

Estamos sempre recebendo elogios sobre a nossa equipe de suporte — eles não apenas ajudam as equipes a iniciar o uso do Liquibase, mas também melhoram os processos gerais de DevOps. No final do dia, é isso que realmente importa. Estamos confiantes de que você vai amar o suporte profissional, o qual faz parte do nosso teste gratuito de 30 dias. 

Resumindo

A ferramenta Liquibase continuará expandindo suporte para mais plataformas de banco de dados e integrações de DevOps. Ajudamos inúmeras organizações a padronizar seus processos e a desenvolver um plano para substituir as ferramentas internas por um aplicativo de cada vez. Existem muitos benefícios e poucas desvantagens ao utilizar uma ferramenta padrão que oferece suporte. Se você está interessado em aprender mais de qual forma a ferramenta Liquibase pode ajudar o seu time de maneira rápida e segura, entre em contato com a gente. Te ajudaremos a montar um plano para aposentar essa ferramenta caseira a fim de que a sua equipe possa focar em entregar valor aos seus clientes e não em atualizar e dar suporte a uma ferramenta interna quando existe uma opção mais vantajosa e que oferece mais suporte e disponibiliza mais recursos. 

AUTOR DO ARTIGO

Erika Kalar - Senior Content Marketing Manager

(Texto original: https://www.liquibase.com/blog/using-liquibase-vs-custom-built-database-tool)

Compartilhar

chevron-down